Ministro do Japão faz previsão otimista após dados do PIB do país

Ministro do Japão faz previsão otimista após dados do PIB do país

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:31

O ministro da Economia do Japão , Kaoru Yosano, mostrou-se otimista nesta segunda-feira (15) em relação às perspectivas da economia do país, ao comentar os números sobre o Produto Interno Bruto (PIB) japonês, que mostraram contração menor do que a esperada no segundo trimestre.     A economia japonesa registrou contração pelo terceiro trimestre seguido , a uma taxa anualizada de 1,3% no segundo trimestre, em termos sazonalmente ajustados.

A desaceleração foi inferior, entretanto, a expectativa dos economistas, de queda de 2,7% do PIB no segundo trimestre. No primeiro trimestre, a economia japonesa havia recuado 3,6% em termos anualizados. Na comparação com o trimestre anterior, a queda foi de 0,3%.

Yosano atribuiu a contração ao choque causado na economia pelo terremoto e tsunami de 11 de março, acrescentando que vários indicadores econômicos recentes mostram que a atividade está ganhando estímulo. Ele previu um crescimento econômico "relativamente acentuado" no final deste ano.

O ministro indicou, entretanto, preocupação com o fortalecimento do iene, afirmando que o governo deve tomar medidas para ajudar as empresas, como de financiamento às pequenas companhias.

Os gastos com consumo tiveram a principal contribuição ao PIB do segundo trimestre, caindo 0,1% no período, abaixo da estimativa de contração de 0,5%.

As exportações, entretanto, despencaram 4,9% em relação ao primeiro trimestre, refletindo o impacto do desastre natural na atividade econômica. Os investimentos residenciais caíram 1,9% e os estoques das empresas contribuíram em 0,3 ponto porcentual no PIB. As informações são da Dow Jones.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições