Moodys põe ratings do Japão em revisão para possível rebaixamento

Moodys põe ratings do Japão em revisão para possível rebaixamento

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:40

TÓQUIO - A agência de classificação de risco Moody's comunicou que está colocando os ratings da dívida soberana do Japão em revisão para possível rebaixamento, tendo em vista que o governo do país continua a enfrentar um impasse político sobre a consolidação fiscal e sobre como financiar as obras de reconstrução após a catástrofe de 11 de março. A Moody's disse que está revendo os ratings Aa2 dos bônus em moeda local e em moeda estrangeira, para os quais ela atribuiu uma perspectiva negativa em 22 de fevereiro.

Segundo a agência, a revisão foi provocada pela "preocupação intensificada de que as incertas perspectivas de crescimento econômico e uma resposta política fraca possam tornar mais desafiadora a capacidade do governo para traçar e atingir uma meta confiável de redução do déficit".

A Moody's disse que, sem a consolidação fiscal, o nível de endividamento do Japão "aumentará inexoravelmente a partir de um patamar que já está bem acima do de outras economias avançadas". A dívida do Japão já supera os 200% do PIB segundo a maioria das medições, o nível mais alto entre os países industrializados.

O anúncio da Moody's se segue à ação da Fitch, que na sexta-feira informou estar atribuindo uma perspectiva negativa para seu rating AA- da dívida japonesa. A Standard & Poor's também tem uma perspectiva negativa para o rating AA- do Japão. As informações são da Dow Jones.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições