MENU

Moody´s rebaixa nota de risco de 30 bancos espanhóis

Moody´s rebaixa nota de risco de 30 bancos espanhóis

Atualizado: Quinta-feira, 24 Março de 2011 as 12:38

A agência de classificação de risco Moody's rebaixou a classificação atribuída a 30 bancos espanhóis, reforçando as suspeitas em torno da solidez do sistema financeiro desse país, num momento em que o vizinho Portugal também enfrenta a suspeição dos mercados.

Em termos práticos, quando aumenta o "rating" de país ou de empresa, fica mais caro para esses agentes econômicos tomarem dinheiro nos mercados.

Entre essas dezenas de instituições financeiras "alvejadas" pela agência, porém, não estão os três maiores bancos desse país, ainda uma das maiores economias da Europa.

Os analistas da Moody's ressaltaram as pressões sobre as dívidas soberanas da Espanha, bem como a perda de participação no mercado das instituições financeiras de menor porte, à medida em que o setor bancário local se consolida.

Os "ratings" (nota de risco de crédito) de alguns bancos foram rebaixados em um ou dois níveis, em boa parte dos casos. Uma minoria (5 bancos) teve sua "nota" rebaixada entre três e quatro níveis.

No último dia 10, essa agência de classificação de risco já havia rebaixado a "nota" da dívida soberana espanhola, de Aa1 para Aa2, ainda no nível de "grau de investimento" (de menor risco). A Moody's justificou a decisão indicando dificuldades na reestruturação do sistema financeiro europeu.

veja também