MENU

Moradores do Alemão vão ganhar banco comunitário e moeda própria

Moradores do Alemão vão ganhar banco comunitário e moeda própria

Atualizado: Segunda-feira, 26 Setembro de 2011 as 2:51

Moradores do Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio, vão ganhar um banco comunitário com moeda exclusiva, no início de 2012. A informação foi divulgada pela assessoria do Governo do Estado, nesta segunda-feira (26). A iniciativa é do Governo do Estado e conta com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.   De acordo com a assessoria, uma agência popular será implantada na comunidade, onde os moradores poderão trocar o Real pela nova moeda e receber descontos de até 30% em compras feitas em estabelecimentos cadastrados. O objetivo é desenvolver a economia local.

"As experiências internacionais de bancos comunitários e moedas sociais têm sido muito positivas para a geração de renda, o empreendedorismo e o desenvolvimento regional. E esses são três desafios que temos que cumprir nas comunidades pacificadas. A parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário será importante para atingirmos os nossos objetivos", explicou o secretário de Assistência Social, Rodrigo Neves.

UPP no Alemão

No dia 8 de setembro, o secretário de segurança pública do Rio, José Mariano Beltrame informou que a a Unidade de Polícia Pacificadora do Conjunto de Favelas do Alemão vai começar a ser instalada em março do ano que vem. O secretário também afirmou que os policiais vão chegar à comunidade de forma gradativa.

Cidade de Deus com moeda e banco próprios

Cédulas da CDD (Foto: Bernardo Tabak/G1)

  Na quinta-feira (15), foi inaugurado o primeiro banco comunitário carioca , na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Com o objetivo de desenvolver a economia local, o Banco Comunitário Cidade de Deus vai operar com dinheiro próprio, a moeda social CDD. Cada CDD vale R$ 1.              

veja também