Na corrida calórica, Burger King vence

Na corrida calórica, Burger King vence

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

Burger King e McDonald’s fazem um duelo no gigantesco mercado de fast food com centenas de milhares de sanduíches vendidos, que geram bilhões e bilhões em vendas para ambas as cadeias de fast food. Mas as duas redes americanas também competem em outra categoria: a do sanduíche mais calórico. Quem lidera a corrida do lanche mais calórico é o Whopper. A versão com queijo chega a 720 calorias (sem queijo cai para 670 calorias), ambas acima das 504 calorias do rival Big Mac.

O fato é que comer os dois sanduíches em apenas um dia alcança mais da metade do valor diário de referência de consumo de calorias de um adulto, segundo recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Somados, os dois sanduíches possuem 1,2 mil calorias – o valor de referência é de 2 mil calorias por dia.

Big Mac

O Big Mac foi criado no fim dos anos 1960 por Jim Delligatti, um dos primeiros franqueados da rede na região de Pittsburgh, na Pensilvânia, nos Estados Unidos.

O fato de ter um pequeno pedaço de pão no meio do sanduíche, capaz de estabilizar o recheio, fez tanto sucesso que passou a ser vendido nacionalmente pelo McDonald's.

Criada nos EUA em 1975, a mesma musiquinha que falava sobre os ingredientes do Big Mac - "dois hambúrger, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e um pão com gergelim" - foi adaptada e funcionou como um dos grandes slogans da rede no Brasil.

A receita do sanduíche composta por diversos itens fez com que a revista britânica "The Economist" criasse um índice baseado no Big Mac para medir o custo de vida em inúmeros países, o "Índice Big Mac". Serve também como uma fórmula diferente para quantificar a valorização ou desvalorização das moedas no mundo em relação ao dólar.

Whopper

Criado em 1957, o Whopper - sanduíche do Burger King - começou a ser vendido por US$ 0,37. 

Ao longo de décadas, o lanche, hoje composto por hambúrger grelhado, com molho, maionese, alface e tomada, picles e molho, passou por algumas modificações.

Cresceu, por exemplo, de tamanho, com sua versão mais popular vendida com quase 300 gramas. Em qualquer loja, é possível adicionar mais ingredientes. Mas há versões de tamanho - alguns incluindo até três hambúrgueres.

Tal versatilidade faz com que o carro chefe da rede Burger King passasse a ser usado em inúmeras campanhas publicitárias no mercado americano. Uma delas diz que há 221.184 formas de um cliente escolher um Whopper.

Postado por: Thatiane de Souza

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