MENU

Na maioria dos estados, utilizar álcool é mais vantajoso que gasolina em carros flex

Na maioria dos estados, utilizar álcool é mais vantajoso que gasolina em carros flex

Atualizado: Quarta-feira, 4 Fevereiro de 2009 as 12

Consumidores de 20 estados brasileiros têm mais vantagem em usar álcool que gasolina em carros com motores do tipo flex, ou seja, que funcionam com os dois tipos de combustível.

De acordo com o levantamento de preços da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para a última semana de janeiro, é mais vantajoso utilizar o álcool em 20 estados.

Cálculos de especialistas do setor mostram que é melhor utilizar o álcool quando o seu preço é menor que 70% do preço da gasolina, levando em conta o consumo de cada combustível.

Mato Grosso é o estado onde a diferença entre os dois combustíveis é maior. Lá, o preço do etanol equivale a 54,1% do preço da gasolina. Outros estados onde o etanol é competitivo são: São Paulo (54,9%), Pernambuco (59,1%), Paraná (60,6%), Alagoas (61,8%) e Goiás (61,9%).

Entretanto, ainda vale a pena utilizar a gasolina nos estados de Roraima, onde o etanol é 80,4% do valor da gasolina, do Amapá (76,9%), Pará (75,6%), Piauí (75,5%), Acre (71,1%) e Rio Grande do Norte (70,1%). No Distrito Federal (70,1%) também é preferível utilizar a gasolina.

veja também