Na terceira prévia de julho, IPC ficou em 0,19%, após variar 0,20% na 2ª

Preços de alimentos sobem menos, e inflação em SP desacelera

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:11

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação da cidade de São Paulo, registrou variação de 0,19% na terceira prévia de julho. O número representa uma ligeira queda em relação à segunda prévia do mês, quando apresentou 0,20%. Também significa uma ligeira desaceleração sobre a terceira quadrissemana de junho, quando teve inflação de 0,21%. O resultado foi apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e divulgado nesta quarta-feira (25).


O grupo habitação inverteu a tendência. De uma deflação de 0,10% na segunda prévia de julho, passou para uma inflação de 0,04% no terceiro levantamento mensal. O grupo alimentação teve desaceleração. De uma inflação de 1,12% na segunda parcial, passou para 0,95% neste terceiro levantamento de julho - foi novamente o item que, na variação ponderada, mais contribuiu para o IPC no período.
Por outro lado, transportes continuou no campo negativo. Porém, o subíndice saiu de uma deflação de 0,56% na segunda quadrissemana de julho para uma deflação de 0,42% nesta parcial - mesmo assim, foi novamente o item que, na variação ponderada, menos contribuiu para a inflação.


Já o item despesas pessoais seguiu em desaceleração. De 0,34% na segunda prévia de julho, recuou para 0,22% na terceira quadrissemana. O índice saúde também seguiu em desaceleração. Depois de apresentar 0,40% na segunda parcial do mês, baixou para 0,28% nesta terceira pesquisa.


O segmento vestuário continuou em aceleração no campo deflacionário. De uma deflação de 0,14% no segundo levantamento, passou agora para uma deflação de 0,44% na terceira parcial mensal. Por fim, o segmento educação apresentou aceleração. Saiu de 0,19% na segunda quadrissemana de julho para 0,31% nesta terceira prévia.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições