Índice de confiança do comércio cai 4,5%, diz FGV

Índice de confiança do comércio cai 4,5%, diz FGV

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:18

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 4,5% no trimestre finalizado em novembro, contra igual período do ano passado. O recuo foi mais intenso do que o registrado em desempenho anterior, referente ao trimestre encerrado em outubro (-3,3%). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (8) pela Fundação Getulio Vargas ( FGV ).

No caso dos dois indicadores componentes do Icom, o Índice de Situação Atual (Isa-Com) caiu 6,5% no trimestre encerrado em novembro, contra recuo de 4,5% apurado no trimestre finalizado em outubro. Já o Índice de Expectativas (Ie-Com) caiu 3% no trimestre até novembro contra queda de 2,5% no trimestre encerrado em outubro.

No desempenho mensal, os sinais também são negativos. O Icom caiu 6% em novembro, contra igual mês no ano passado, frente à queda de 8,1% em outubro, no mesmo tipo de comparação. O Isa-Com recuou 9,5% em novembro em relação à um ano antes, contra taxa negativa de 9,1% em outubro ante outubro de 2010; e o Ie-Com teve queda de 3,3% no mês passado ante o mesmo mês do ano anterior, frente a um queda de 7,4% em outubro em relação a um ano antes.

A pesquisa abrange 17 segmentos do comércio, e inclui varejo e atacado. Este último representa um terço do indicador. De acordo com informações divulgadas pelo BC no lançamento da pesquisa, a sondagem deverá ser incorporada ao conjunto de indicadores analisados pelo Comitê de Política Monetária (Copom) nas decisões para decidir o patamar da taxa básica de juros (Selic).    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições