Índice de intenção de compras no varejo sobe a 76,2%, diz pesquisa

Índice de intenção de compras no varejo sobe a 76,2%, diz pesquisa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:09

O consumidor continua confiante com o contexto econômico do país e deverá ir às compras no varejo neste fim de ano. A Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo, do Programa de Administração do Varejo (Provar, da FIA), mostrou que 76,2% das pessoas consultadas pretendem comprar ao menos um produto das diferentes categorias do varejo no quarto trimestre, o que representa uma alta de 0,6 ponto percentual na taxa em relação ao terceiro trimestre.

Na comparação com os três meses finais do ano passado, no entanto, o índice de intenção de compra do consumidor recuou 0,8 ponto percentual. Na época, 77% dos entrevistados se mostraram aptos a consumir. "A queda é leve. E temos que levar em consideração que a base de comparação do ano passado foi muito alta", afirmou o coordenador geral do Provar, Claudio Felisoni.

Dez grupos de bens são analisados no levantamento: linha branca, eletroeletrônicos, telefonia e celulares, informática, automóveis e motos, cine e foto, material de construção, cama, mesa e banho, móveis e eletroportáteis.

Para o quarto trimestre, os itens de cine e foto se mantêm à frente das intenções de compra, com 14,2% dos entrevistados afirmando que pretendem fazer uma aquisição nesta categoria. Logo em seguida, vêm os produtos de eletroeletrônicos, com 13,2%, e informática, com 12,4%

A amostra engloba 500 consumidores na cidade de São Paulo, entrevistados entre 27 de setembro e 8 de outubro deste ano.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições