MENU

Índice Dow Jones tem pior dia em 7 meses por Arábia Saudita

Índice Dow Jones tem pior dia em 7 meses por Arábia Saudita

Atualizado: Sexta-feira, 11 Março de 2011 as 7:32

Temores a respeito da economia e conflitos na Arábia Saudita pioraram as previsões para o mercado de ações na quinta-feira, levando os principais índices dos Estados Unidos para abaixo de níveis técnicos importantes.

O Dow Jones caiu 1,87%, para 11.984 pontos. O Standard & Poor's 500 recuou 1,89%, a 1.295 pontos. O Nasdaq teve desvalorização de 1,84%, para 2.701 pontos.

O pior dia do Dow em sete meses foi causado por notícias de que as autoridades da Arábia Saudita abriram fogo contra manifestantes, aumentando a ansiedade sobre a instabilidade nos principais países produtores de petróleo.

Os três principais índices do mercado norte-americano encerraram abaixo de sua média móvel de 50 dias, um sinal de que a força do mercado está se deteriorando.

A ala vendedora mostrou força, com volume atingindo 9,07 bilhões de ações, acima da média diária do ano passado, de 8,47 bilhões de papéis.

"O mercado só precisava de um catalisador. Ele havia se estendido muito", afirmou o estrategista-chefe de investimentos na Windham Financial Services Paul Mendelsohn, em Charlotte, Vermont. "Acho que é o início de algo mais severo".

Ações do setor energético tiveram as maiores perdas após ganhos recentes. O S&P para o setor de energia caiu 3,6%, com as ações da Exxon Mobil também recuando 3,6%, mesmo com o petróleo se distanciando das mínimas do dia.

veja também