Índices de bolsas asiáticas sobem por commodities em alta

Índices de bolsas asiáticas sobem por commodities em alta

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

CINGAPURA - A expectativa de um retorno da tendência de alta das commodities deu impulso à maioria das bolsas de valores asiáticas nesta quinta-feira, com valorização nos setores de energia e matérias-primas.

Porém, em Tóquio, o índice Nikkei caiu 0,43 por cento, com companhias de tecnologia revertendo os ganhos de mais cedo e pressionando o mercado em geral. Dados mostraram que a economia do Japão encolheu 0,9 por cento de janeiro a março deste ano em relação ao trimestre anterior, o segundo trimestre consecutivo de contração.

O índice da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,39 por cento às 8h (horário de Brasília), tendo avançado 1 por cento após a mínima em seis semanas atingida na terça-feira.

Os setores de energia e recursos naturais tiveram o melhor desempenho, com as commodities registrando a maior alta em dois meses. O índice de recursos naturais na Ásia com exceção do Japão teve o segundo maior ganho do ano entre todos os setores, mas ficou bem atrás do setor de bens de consumo.

A Austrália, uma das economias mais sensíveis aos preços das commodities na região, viu seu índice de ações subir 1,34 por cento.

Mineradoras listadas em Sydney foram vendidas em excesso quando as commodities desabaram, há duas semanas, e ações de companhias como a BHP e a Rio Tinto estão baratas, segundo operadores e analistas.

A BHP e a Rio Tinto ganharam 1,2 e 1,3 por cento, respectivamente, em meio a um modesto volume de negócios.

O índice de Seul caiu 1,89 por cento. Em Hong Kong, o mercado subiu 0,66 por cento e a bolsa de Taiwan recuou 0,58 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai perdeu 0,46 por cento. Cingapura encerrou em alta de 1 por cento.

(Por Kevin Plumberg)

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições