Negociador taiuanês vai à China para assinatura de acordo histórico

Negociador taiuanês vai à China para assinatura de acordo histórico

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

O máximo negociador de Taiwan com a China, Chiang Ping-kun, viajou para a cidade chinesa de Chongqing, para a assinatura de um histórico e simbólico acordo de livre-comércio, que assinala uma reviravolta nas relações entre dois rivais políticos.

Chiang liderará a delegação taiuanesa que inicia nesta segunda-feira na cidade chinesa a Quinta Rodada de Negociações entre as duas partes do estreito de Formosa e selará amanhã o ACME (Acordo Marco de Cooperação Econômica) entre Taiwan e China.

''O ACME tem uma importância histórica para ambas as partes e é apenas o início, não o final'', disse Chiang, em entrevista coletiva antes de partir.

O acordo tornará possível que a ilha concorra em igualdade de condições com os membros da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático) no grande mercado chinês, ''o que ajudará a convertê-la em um centro comercial regional'', declarou o negociador taiuanês.

Chiang deve se reunir na terça-feira com seu colega chinês Chen Yunlin para carimbar o acordo, que marca uma reviravolta nas relações de ambas as margens do Estreito de Formosa.

O acordo inclui uma redução de tarifas alfandegárias e um protocolo de proteção dos direitos de propriedade intelectual, disse Chiang.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições