Ônibus interestadual terá tarifa 7% mais alta

Ônibus interestadual terá tarifa 7% mais alta

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:30

As empresas de transporte interestadual e internacional de passageiros foram autorizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a ajustar suas tarifas em até 7,05%, a partir de amanhã, 1 de julho. Isso depois de terem recebido a notícia de que o processo de licitação de quase 1,5 mil linhas deve ser mais uma vez adiado, por iniciativa da própria agência.

Os próximos anos das companhias de viagens rodoviárias devem competitivos, não só para garantir as linhas que operam, mas também com empresas aéreas, que tentam popularizar cada vez mais seu setor com tarifas atrativas, na tentativa de abocanhar uma fatia dos passageiros que viajam de ônibus. A medida sobre o reajuste foi publicada no Diário Oficial da União de ontem, 29 de junho, e teve como justificativa "a necessidade de manter o equilíbrio econômico-financeiro das permissionárias".

Contatada pela reportagem, a Associação Brasileira das Empresas de Transporte de Passageiros (Abrati) informou que a aplicação o aumento das tarifas depende de cada empresa e da região em que atua, e preferiu não opinar sobre o assunto. Hoje, a associação representa mais de 110 companhias, que correspondem a cerca de 88% do total de passageiros versus quilômetros transportados por todo o segmento - que tem uma frota total de mais de 12 mil ônibus.

O adiamento do processo de licitação de todas as linhas para 2010, solicitado pela ANTT ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Tribunal de Contas da União (TCU), para não ocasionar um colapso no sistema e prejuízo aos usuários, ocorreu para que se tenha mais tempo de estudar com profundidade o setor. A Abrati informou não ter conhecimento do teor do documento, e por isso espera seus desdobramentos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições