MENU

No ano da Copa, brasileiro gastou mais para ter melhor tecnologia em TV

No ano da Copa, brasileiro gastou mais para ter melhor tecnologia em TV

Atualizado: Quarta-feira, 8 Dezembro de 2010 as 10:40

No ano da Copa do Mundo, o brasileiro foi em busca da melhor tecnologia para assistir aos jogos em uma televisão nova, mesmo tendo de desembolsar mais por ela.

Dados da GfK Retail and Technology divulgados nesta terça-feira (7) mostraram que houve um aumento da comercialização de televisores com full HD.

Entre os meses de janeiro e agosto de 2009, apenas 27% das vendas eram com esta configuração, proporção que saltou para 52% no mesmo período deste ano.

O aumento ocorreu mesmo com uma diferença de preços de aproximadamente R$ 400 entre os televisores com e sem a configuração full HD.

Consumo

O mercado de televisores cresceu 34% de janeiro a agosto deste ano, frente ao mesmo período de 2009, sendo que as TVs de LCD representaram mais da metade das vendas (52% do total). Os equipamento de LED representaram 4% das vendas de janeiro a agosto deste ano.

"A substituição da TV de tubo pela de tela fina tem ocorrido de forma bastante acelerada", afirmou a gerente de Negócios-Linha Marrom da GfK Retail and Technology, Gisela Pougy.

Em 2007, foram vendidos 76 milhões de aparelhos LCD e, em 2011, serão 192 milhões de peças, um aumento de 156%.

Com relação às polegadas, as mais vendidas até agosto foram as de 32, 40 e 42, que representam cerca de 70% do mercado de LCD e LED. Aparelhos com pequenas polegadas, a partir de 26, representaram apenas 23% das vendas.

Por: Flávia Furlan Nunes

veja também