"Novo" IOF entra em vigor e dólar opera em alta

"Novo" IOF entra em vigor e dólar opera em alta

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:28

O dólar opera em alta frente ao real nesta quinta-feira (19), repercutindo a cobrança de Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) de 1,5% para a compra de recibos de ações de empresas brasileras negociados no exterior, os chamados ADRs. Por volta das 9h30, a moeda norte-americana era vendida a R$ 1,730, com ganho de 0,75%.

A nova alíquota foi divulgada na quarta-feira pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo o ministro, a medida tem por objetivo promover uma ''equalização'' de condições em relação aos investimentos feitos na bolsa de valores de Nova York.

Após o estabelecimento da alíquota do IOF de 2% para aplicações de investidores estrangeiros em bolsas de valores e em renda fixa, que foi anunciada em 19 de outubro, os estrangeiros podiam aplicar seus recursos nas ADRs e obter o mesmo rendimento dos papéis negociados no Brasil sem pagar o IOF adicional - o que foi considerado uma ''brecha'' por especialistas.

Na quarta-feira, o dólar comercial fechou estável, a R$ 1,717 para a venda, anulando no fim do pregão a queda sustentada ao longo de todo o dia em meio a um movimento global de realização de lucros.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições