MENU

Número de passageiros em cruzeiros deve crescer 13%, estima Ministério

Número de passageiros em cruzeiros deve crescer 13%, estima Ministério

Atualizado: Terça-feira, 4 Outubro de 2011 as 11:20

A temporada de cruzeiros marítimos de 2011/2012 começa em três semanas e a expectativa do Ministério do Turismo é de que ocorra um crescimento de 12,9% no número de passageiros transportados em relação ao mesmo período do ano passado.

Mariner of the Seas, da Royal Caribbean (Foto: Divulgação)

  De acordo com o ministério, o número de navios que deve percorrer a costa brasileira cai de 20 para 17, mas, com o aumento do número de viagens, os passageiros sobem de 792,7 mil para 894,8 mil, o maior volume das três últimas temporadas.

Os portos de Santos e Rio de Janeiro devem embarcar o maior número de turistas nos sete meses de temporada. A expectativa é que o maior crescimento no número de visitantes ocorra nas cidades de Natal, Porto Belo, Recife e Fortaleza.

Até maio de 2012, fim da temporada, as agências devem ofertar ao mercado 386 roteiros pelo litoral brasileiro, alguns deles com passagem por Uruguai e Argentina, segundo o levantamento.

Se a expectativa do ministério estiver correta, o crescimento do número de passageiros vai se acelerar, já que em 2010 a alta foi de 10% com relação a 2009.          

veja também