MENU

Número de pedidos de falência é o menor desde 2005, diz Serasa

Número de pedidos de falência é o menor desde 2005, diz Serasa

Atualizado: Quinta-feira, 6 Outubro de 2011 as 2:42

Em setembro, foram registrados 108 pedidos de falência em todo o país, segundo aponta o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações divulgado nesta quinta-feira (6). Esse foi o o menor número desde janeiro de 2005, ano em que passou a valer a nova lei de falência, de acordo com o levantamento. Naquele período, houve 1.032 solicitações.

Dos 108 pedidos de falência registrados em 2011, 76 partiram de micro e pequenas empresas, 20 de médias e 12 de grandes. No mês anterior, foram registrados 170 pedidos de falência. Em setembro de 2010, foram 192.

Os economistas da Serasa Experian atribuem o resultado à expectativa "de um bom Dia das Crianças". "Final de ano já impacta na atividade das empresas, sobretudo das indústrias. Com mais encomendas, as empresas reforçam seu caixa e se distanciam da insolvência", disse a Serasa, por meio de nota.

Segundo a Serasa, as empresas estão apostando no consumo, já que o mercado interno está vivendo um novo ciclo de redução dos juros e inadimplência sob controle. "No último trimestre do ano, tudo indica que os indicadores de insolvência podem recuar", afirmou a Serasa.

veja também