Obama defende participação do Brasil na busca de soluções para a crise mundial

Obama defende participação do Brasil na busca de soluções para a crise mundial

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Obama defende participação do Brasil na busca de soluções para a crise mundial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou, por volta das 19h30 (horário de Brasília) desta terça-feira, dia 11 de novembro, por telefone, com o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, que retornou um contato que já havia sido feito pelo governo brasileiro. Durante a ligação, Obama disse que o Brasil deve fazer parte do grupo de países que busca alternativas para superar a crise financeira mundial e aceitou o convite para visitar o país, em data ainda a ser definida.

Na conversa de quinze minutos com Lula, que se encontra em viagem à Itália, Obama afirmou, segundo a assessoria da Presidência da República, que temas como a crise financeira não podem ficar restritos a um pequeno grupo de países.

Lula disse a Obama que é necessário ter maior diálogo entre Brasil e EUA sobre a Organização das Nações Unidas (ONU). O presidente eleito dos EUA reconheceu o Brasil como ator fundamental na América Latina, especialmente em relação à reforma do Conselho de Segurança da ONU.

De acordo com a assessoria de Lula, Obama demonstrou conhecimento sobre o Brasil, em especial sobre programas sociais, economia e energia renovável.

O presidente eleito do EUA informou a Lula que não vai estar em Washington no próximo sábado, dia 15 de novembro, quando será realizada a reunião do G20.

Na conversa com Lula, Obama também lembrou que foi aluno do ministro da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições