OCDE corta para 0,2% a previsão de expansão para zona do euro em 2012

OCDE corta para 0,2% a previsão de expansão para zona do euro em 2012

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:20

A economia da zona do euro já está entrando em "uma leve recessão", e deve crescer bem menos no ano que vem do que esperava a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

No relatório semestral "Perspectiva Econômica" divulgado nesta segunda-feira (28), a organização cortou de 2% para 0,2% a estimativa de expansão da economia da região de moeda única no ano que vem.

Para 2011, o crescimento deve ser de 1,6%; em 2013, de de 1,4%.

Na avaliação da OCDE, a crise dos países da zona do euro representa o principal risco para a economia mundial neste momento.

O relatório prevê ainda que o crescimento mundial desacelerará para 3,4% em 2012, contra 3,8% neste ano.

Isso marca uma forte queda em relação ao cenário projetado em maio, quando a OCDE estimava expansão de 4,2% neste ano e 4,6% em 2012.

"Vemos o crescimento dos EUA se recuperando lentamente, a zona do euro entrando em uma leve recessão e o Japão crescendo mais rápido por causa da reconstrução", informou a OCDE no documento.

Corte de juros

Para a OCDE,  o Banco Central Europeu (BCE) deveria afrouxar sua política monetária novamente e pode até mesmo ter de adotar medidas "extraordinárias" mais radicais para salvar a economia da zona do euro.

"Medidas extraordinárias mais radicais serão necessárias se a transmissão da política monetária na zona do euro como um todo se tornar mais seriamente enfraquecida", diz o documento.

"O BCE deve comprar bônus e estabelecer um limite para os yields, ou um piso para o valor dos bônus, para que os mercados saibam que existe uma contraparte pronta para negociar esses bônus nesse nível", diz Pier Carlo Padoan, economista-chefe da instituição.

O comitê de política monetária do BCE se encontra no dia 8 dezembro. Em novembro, a taxa básica de juros do bloco foi cortada em 25 pontos-base, para 1,25%.

Economia sem força

De acordo com o relatório, a OCDE vê que a recuperação econômica mundial está perdendo força, deixando a zona do euro em uma leve recessão e os Estados Unidos em risco de seguir o mesmo caminho. "A crise da zona do euro representa o risco principal para a economia mundial no momento, com a preocupação sobre a sustentabilidade da dívida soberana dos países haver se tornado generalizada", informou relatório da OCDE.

Se medidas não forem tomadas, de acordo com o relatório, o contágio recente que afeta países cujas finanças públicas eram antes consideradas sólidas poderia levar a uma "ruptura econômica massiva".

Mais cedo, a agência de classificação financeira americana Moody's advertiu que todas as notas que medem o risco de crédito da União Europeia (UE) estão ameaçadas pela atual crise financeira.

"Nós vemos o crescimento dos Estados Unidos se recuperando lentamente, a zona do euro entrando em uma leve recessão e o Japão crescendo mais rápido por causa da reconstrução, mas esse impulso é temporário e irá desvanecer".

Previsões reduzidas

A ameaça de recessões ainda mais devastadoras existe se a zona do euro não conseguir controlar sua crise de dívida e se os parlamentares dos EUA não puderem acertar um plano de redução de gastos estatais, advertiu a OCDE.

Com informações da Reuters e da Agência Estado

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições