Omitir aluguel está entre maiores motivos para cair na malha fina

Omitir aluguel está entre maiores motivos para cair na malha fina

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

Do total de quase 570 mil declarações de imposto de renda de pessoa física (IRPF) de 2011 retidas na malha fina, 56% tiveram suspeita de omissão no volume de rendimentos informado pelo contribuinte. Dentre as principais omissões, mais de 19 mil contribuintes sonegaram o recebimento de aluguéis, segundo a Receita Federal.

O segundo motivo principal para a pessoa cair na malha fina foi uso irregular de despesas médicas para reduzir o valor a pagar ou elevar a restituição.

Quem está na malha fina pode tentar fazer a sua regularização sozinho por meio do site da Receita Federal. Nos casos em que isso não for possível, o contribuinte deve agendar uma visita a um posto da Receita a partir de janeiro.

Sétimo lote dia 15 Na quinta-feira, a Receita libera a consulta para o sétimo e último lote regular de restituições de Imposto de Renda do exercício de 2011. Também serão liberadas restituições em lotes residuais das declarações de 2008, 2009 e 2010.

Essa consulta será liberada às 9 horas de quinta-feira, mas a Receita alerta os contribuintes que neste sábado e domingo o sistema estará fora do ar para manutenção técnica.

Da declaração de 2010, serão pagas restituições a quase 87 mil contribuintes no valor de R$ 211 milhões. Desse total, 10.201 restituiões serão pagas a idosos.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições