Otimismo empresarial recua no 3º trimestre, aponta Serasa

Otimismo empresarial recua no 3º trimestre, aponta Serasa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:38

Pesquisa da Serasa Experian sobre a expectativa empresarial para o terceiro trimestre mostra que 64% dos entrevistados vão rever suas estimativas de faturamento para o período em relação aos três meses anteriores.

Os dados divulgados nesta terça-feira apontam que, desse total, 79% vão reavaliar a projeção de receita para cima, o menor percentual desde o quarto trimestre de 2009. Para outros 21%, a revisão será para baixo.

No segundo trimestre deste ano, 88% dos empresários iam rever para cima seu faturamento e 12%, para baixo.

Depois de quatro trimestres de expectativas empresariais muito positivas, acima dos 84%, a do terceiro trimestre rompe a barreira dos 80%, destacam os economistas da entidade. Pelo conjunto das respostas, avaliam, os impactos da política monetária restritiva, com elevação dos juros e restrições ao crédito, têm sido representativos.

Na análise por setor, o comércio registrou 86% de seus empresários revendo para cima o faturamento, acima de serviços (76%) e indústria (75%).

Já na avaliação por porte, 83% das médias empresas estão revendo a receita para cima, à frente das pequenas (79%) e das grandes (73%).

Por região, a mais otimista é a Nordeste, na qual 92% dos empresários estão revendo para cima seu faturamento no terceiro trimestre.

Para 2011, 68% dos empresários brasileiros pesquisados esperam uma receita melhor do que no ano passado.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições