MENU

Pacto do PT com PMDB em São Paulo foca 2014

Pacto do PT com PMDB em São Paulo foca 2014

Atualizado: Segunda-feira, 23 Maio de 2011 as 9:08

Dirigentes do PT estão convencidos de que é necessário atrelar o PMDB ao projeto de 2014 - seja com a tentativa de reeleição de Dilma Rousseff ou com o lançamento de outra candidatura - e, para isso, já articulam estratégias para expandir a aliança com o partido no Estado de São Paulo em 2012. Ao contrário de estratégias eleitorais anteriores, em que aliados históricos, como o PC do B e PSB, eram o ponto de partida de alianças, a ordem agora é dar prioridade ao PMDB e, em seguida, ao PR.

Inicialmente batizado de "estado-maior" do PT, o conselho político do partido criado para organizar a eleição municipal de 2012 em São Paulo está decidido a usar a mão de ferro para fazer valer a aliança com o PMDB nas principais cidades do Estado. Isso implica asfixiar algumas candidaturas do PT em prol do fortalecimento da aliança com os peemedebistas em São Paulo.

A exceção seria a capital, onde os dois partidos já trabalham com a perspectiva de candidatura própria e aliança num eventual segundo turno.

O objetivo é que as tratativas sobre as eleições municipais em São Paulo sejam comandadas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo vice-presidente da República, Michel Temer, peemedebista que assumiu o controle político da sigla no Estado com a morte do ex-governador Orestes Quércia.

A ideia é que as decisões tomadas pelo "estado-maior" petista, seleto grupo composto pelas principais lideranças do partido no Estado, prefeitos e os líderes no Congresso - isso sem falar, obviamente, no ex-presidente Lula - se sobreponham às deliberações do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE).

Ainda que esteja disposta a ceder ao PMDB em várias grandes cidades do Estado, a direção do PT fará uma exigência: o apoio dos peemedebistas a candidaturas petistas nas 64 cidades que o partido já governa. Em cidades como Sorocaba e Campinas, por exemplo, o PT acredita que o PMDB poderá dar as cartas da disputa e definir o candidato.

veja também