Para Bird, está mais difícil fazer negócios no Brasil

Para Bird, está mais difícil fazer negócios no Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:08

Ficou ainda mais difícil fazer negócios no Brasil. O relatório Doing Business 2011, divulgado pelo Banco Mundial (Bird) ontem, mostra que o País ficou ainda mais hostil às empresas aqui instaladas: o Brasil caiu da 124.ª posição no ano passado para a 127.ª neste ano, após ajustes na metodologia, considerando 183 países.

O relatório analisa uma série de fatores que facilitam ou complicam a vida das empresas nos países: abertura de empresa, alvarás de construção, registro de propriedade, acesso a crédito, proteção a investidores, pagamento de impostos, facilidade para importação e exportação, cumprimento de contratos e fechamento de empresa. Os países com melhor colocação foram Cingapura, em primeiro lugar, seguida por Hong Kong, Nova Zelândia, Grã-Bretanha e Estados Unidos. Os piores são Guiné, em 179.º, Eritreia, Burundi, República Centro-Africana e, por último, Chade, em 183.º.

O Brasil piorou em quase todas as categorias. No item tempo para pagar impostos, o País é o campeão mundial da burocracia - no Brasil, são necessárias 2.600 horas para se pagar taxas, somando tempo para reunir comprovantes, procedimentos e outros. Como comparação, em países como Emirados &O5533;?rabes são consumidas só 12 horas por ano.

Para abrir uma empresa no Brasil, são necessários 15 procedimentos. No Canadá e na Nova Zelândia, para comparar, basta um procedimento para abrir seu negócio. Enquanto no Brasil são necessários 120 dias para abrir a empresa, na Nova Zelândia basta um dia. Também para se conseguir um alvará de construção o Brasil bate recordes negativos: são necessários 411 dias. O Haiti é o lanterninha, com 1.179 dias, para ter autorização para construir alguma coisa. Em Cingapura, são 25 dias. A burocracia brasileira exige 14 procedimentos para se registrar uma propriedade. Na Geórgia, na Noruega e em Portugal é possível registrar uma propriedade com apenas um procedimento.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições