Parlamento da Eslováquia aprova expansão de fundo europeu

Parlamento da Eslováquia aprova expansão de fundo europeu

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

Do G1, em São Paulo

Comente agora

Parlamento da Eslováquia em sessão nesta quinta

feira (13), que aprovou a expansão do fundo de

resgate europeu (Foto: AFP)

  Os parlamentares da Eslováquia aprovaram, nesta quinta-feira (13), a ampliação do fundo de resgate da zona do euro, em segunda votação.

Na terça, o parlamento do país havia rejeitado a ampliação do fundo, chamado Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês), que torna possível para a zona do euro aumentar sua capacidade de empréstimos para lidar com a crise da dívida que atinge a região.

Na quarta, após intensos debates, líderes eslovacos chegaram a um acordo para a aprovação da ampliação do fundo.     O voto da Eslováquia, país membro da zona do euro há menos de três anos e um dos mais pobres da região, é o último da série de 17 votações parlamentares nacionais necessárias para ratificar as mudanças: todos os outros 16 países que adotam o euro como moeda única já haviam aprovado.

O acordo fechado pelos líderes da zona do euro em 21 de julho expande a atual capacidade de empréstimos do fundo de 440 bilhões de euros e concede novos poderes ao EFSF, incluindo o direito de comprar bônus soberanos nos mercados secundários e funcionar como uma instituição de empréstimos de último recurso para os bancos da zona do euro.

Perda política

Na terça, apenas 55 parlamentares votaram a favor da ampliação do fundo, já que a votação havia sido atrelada a um voto em que os parlamentares expressassem a sua confiança no governo eslovaco. Nove votaram contra.

A questão crucial para a rejeição foi que 60 parlamentares se abstiveram de votar, e 26 não registraram voto. Isso significa que a gestão de Iveta Radicova não conseguiu obter maioria ao atrelar a votação do plano a um voto de confiança ao seu governo.

Primeira ministra Iveta Radicova em entrevista coletiva pouco antes do início

 da votação pelo parlamento eslovaco (Foto: Reuters)          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições