Participação da indústria no crédito não cresce há quase 20 anos, diz CNI

Participação da indústria no crédito não cresce há quase 20 anos, diz CNI

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

A participação das indústrias no acesso ao crédito do sistema financeiro nacional está no mesmo nível de 19 anos atrás, segundo estudo divulgado nesta sexta-feira (17) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo o documento, em julho de 1991 o setor privado industrial representava 21,2% do crédito total e em julho de 2010, 19 anos depois, o índice está em 21,3%. Neste mesmo período, diz a entidade, o acesso das pessoas físicas cresceu de 2,9% para 32,5% do volume total de crédito dos bancos.

De acordo com a análise da CNI, a participação da indústria no acesso aos recursos financeiros cresceu de 1991 a 2002, ano em que superou os 30%. Desde então, contudo, a indústria, de acordo com a entidade, vem reduzindo sua participação. Entretanto, informa que, em valores absolutos, o volume de empréstimos subiu neste período.

Prioridade para pessoa física

O economista da CNI, Danilo Garcia, atribui a prioridade dada pelos bancos na oferta de financiamentos a pessoas físicas às taxas de juros mais elevadas cobradas dessa clientela.

Ele avaliou que a "baixa" destinação de crédito a empresas se acentua em momentos de crise econômica, porque cresce o temor da inadimplência, como ocorreu em escala mundial a partir de setembro de 2008.

“Nas crises, os bancos ficam menos propensos a emprestar. A falta de crédito foi um dos principais efeitos negativos da crise internacional na indústria brasileira”, lembrou o economista da CNI.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições