Pecuaristas ganham selo de produção sustentável

Pecuaristas ganham selo de produção sustentável

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 10:14

A indústria da carne agora tem um parâmetro global de sustentabilidade. São as normas da Rede de Agricultura Sustentável (RAS), divulgadas ontem. O produto certificado pela RAS poderá ser identificado pelo selo Rainforest Alliance Certified. "É um avanço imenso. Mas, dependendo do grau de degradação da propriedade e dos recursos hídricos, a obtenção do selo pode ser mais ou menos difícil.

O produtor vai ter de adequar seu negócio", esclarece Claudio Haddad, professor do Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). Luis Fernando Pinto, secretário do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), diz que as normas foram testadas em seis países, incluindo o Brasil. "A grande dificuldade é a rastreabilidade do animal. Mas as normas são compatíveis com nossa realidade." Para o presidente do grupo JD, que atua no agronegócio, Arnaldo Eijsink, a iniciativa agrega valor. "O selo tem credibilidade. Pode ajudar a abrir o mercado nacional para os produtores." O grupo será o primeiro a certificar a produção de carne.  

Postado por: Thatiane de Souza

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições