MENU

Pedidos de falência crescem de novo em fevereiro

Pedidos de falência crescem de novo em fevereiro

Atualizado: Sexta-feira, 11 Março de 2011 as 8:53

Os pedidos de falência registraram nova alta em fevereiro, com 134 ocorrências. Em janeiro, foram 131 - acima das 124 de dezembro de 2010. As medidas do Banco Central para controlar a inflação e a elevação dos juros tornaram o crédito mais caro, o que afetou o custo financeiro das empresas. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (10) pela empresa de análise de crédito Serasa Experian.

As micro e pequenas empresas são mais sensíveis a essa elevação de custos; do total de pedidos de falências no mês passado, 94 foram de micro e pequenas empresas (outros 34 foram de médias e apenas 6 de grandes), segundo a Serasa.

No caso das falências decretadas, também houve crescimento em fevereiro, com 64 registros, contra 41 em janeiro. Do total do mês passado, 60 falências foram de micro e pequenas empresas, duas de médias e duas de grandes.

No acumulado do primeiro bimestre do ano, todos os indicadores - falências requeridas, decretadas e recuperações judiciais requeridas – caíram, em relação a igual período de 2010.

Para os próximos meses, a situação das empresas estará condicionada ao tamanho do aperto monetário, que vai determinar a redução da atividade econômica e os efeitos sobre o fluxo de caixa dos negócios.

veja também