Pequenos agricultores comemoram a safra de grãos no RN

Pequenos agricultores comemoram a safra de grãos no RN

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:36

                                  Os pequenos agricultores comemoram a boa safra no Rio Grande do Norte. A colheita começou.

No Assentamento Maísa, em Mossoró, no oeste do Rio Grande do Norte, foram plantados nesse ano 500 hectares de milho e feijão, dentre outras culturas. O assentamento deve colher 250 toneladas de grãos entre junho e agosto. É um número quatro vezes maior do que foi colhido no mesmo período de 2010. Esse é um recorde na produção local. Nas demais áreas agrícolas do estado, o clima também é de otimismo.

Esse ano, a expectativa, segundo a Conab, é de que o Rio Grande do Norte colha uma safra de até 120 mil toneladas de grãos, um número 300% maior em relação à safra de 2010, que foi apontada como uma das piores dos últimos sete anos. Para o agricultor potiguar, essa é a oportunidade de compensar os prejuízos do inverno passado.

O trabalho da colheita já começou na lavoura de 6,5 hectares do agricultor João Ferreira. A fase está tão boa que o agricultor está colhendo um feijão verde e outro mais seco.

"O feijão a gente vende verde. Uma parte do feijão seco a gente vende para cimento e outra parte a gente vende para o mercado também, para o pessoal que consome o feijão seco”, diz Ferreira.

Foi adiado para o dia 12 de julho o lançamento do plano safra da agricultura familiar. O evento aconteceria na sexta-feira (01), em Francisco Beltrão, no Paraná, e foi cancelado por falta de condições climáticas para a viagem da presidenta Dilma Rousseff.              

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições