Pesquisa aponta fatores que contribuem para o sucesso

Pesquisa aponta fatores que contribuem para o sucesso

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

Adaptação à cultura organizacional, motivação e habilidade nas relações interpessoais são os fatores que mais contribuem para o sucesso profissional, de acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Right Management.

O estudo mostra que adaptação à cultura é importante para 31% dos 895 dirigentes e profissionais de recursos humanos entrevistados, enquanto o relacionamento interpessoal é apontado por 26% e o raciocínio crítico por 21% dos participantes do levantamento.

A experiência e a habilidade técnica foram os fatores menos citados entre os que contribuem para acelerar o desempenho, destacados por 11% e 12% dos entrevistados, respectivamente.

Para a gerente-geral da Right para a América Latina, Elaine Saad, ainda que um profissional possua um excelente currículo, a performance fica comprometida se ele é inflexível. Na opinião dela, isso representa um desafio para as empresas, já que as aptidões comportamentais são mais difíceis de serem mensuradas.

Caminhos do êxito

Na opinião do terapeuta comportamental Jamil Albuquerque, o ponto fundamental para obter êxito é ter um objetivo bem definido. Ele acredita que quando não sabe exatamente onde quer chegar, o profissional pode perder-se no caminho.

Entre outras competências necessárias para o sucesso, o autor do livro A Lei do Triunfo para o Século 21 também cita a autoconfiança, a iniciativa e liderança, o entusiasmo, a cooperação e a tolerância.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições