MENU

Pesquisa do Procon-SP mostra que produtos natalinos subiram menos do que a inflação

Pesquisa do Procon-SP mostra que produtos natalinos subiram menos do que a inflação

Atualizado: Terça-feira, 16 Dezembro de 2008 as 12

Pesquisa do Procon-SP mostra que produtos natalinos subiram menos do que a inflação

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira, dia 15 de dezembro, pela Fundação Procon-SP mostra que, de 2007 para 2008, os produtos alimentícios natalinos subiram, em média, menos do que a inflação.

Segundo o levantamento, frutas em calda, com alta de 1,83%, panetones, de 3,42% e caixas de bombons, de 6,48%, registraram aumentos abaixo do Índice de Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): 7,26%.

O estudo foi feito entre os dias 26 e 28 de novembro e apurou os preços de 259 itens, em dez supermercados da cidade de São Paulo.

Das quatro categorias de produtos pesquisadas, só a de carnes apresentou alta maior do que o índice de inflação. Na média, o aumento foi de 11,11%, comparando-se os preços da pesquisa feita neste período com os preços apurados no ano anterior.

De acordo com a pesquisa, foram verificadas diferenças de até 58,63% nos preços de um mesmo produto em supermercados diferentes. No caso mais expressivo, uma lata de ameixa em calda foi encontrada por R$ 2,49 em um estabelecimento da região central e por R$ 3,95 na zona sul.

O quilo do pernil temperado, um panetone de marca marca específica e uma caixa de bombons foram os itens que também apresentaram grande diferença de preço.

veja também