Petrobras cresce e é a 8ª maior companhia global, diz "Forbes"

Petrobras cresce e é a 8ª maior companhia global, diz "Forbes"

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:46

A Petrobras ganhou dez posições e agora é a oitava maior empresa global, segundo ranking da revista "Forbes". É a primeira vez que uma empresa brasileira fica entre as dez primeiras.

É mais um sinal de como a economia global vem mudando desde o início da crise: companhias de países emergentes e setores ligados a commodities estão entre os que vêm ganhando mais espaço.

Na lista de 2007, 7 das 10 maiores companhias eram ligadas ao setor financeiro americano ou europeu. Agora, embora o JPMorgan e o HSBC sejam os líderes, só o Citigroup permanece no "top 10" daquele grupo de 2007.

Já as petroleiras vêm avançando. Elas são quatro na lista deste ano, duas delas de países em desenvolvimento: a Petrobras e a PetroChina.

A explicação é o aumento do preço do petróleo. Após a forte queda de 2009, o preço do barril voltou a subir no ano passado, para uma média de cerca de US$ 80 em Nova York.

Com isso, essas empresas estão entre as que mais lucram. A Petrobras foi a quinta que mais ganhou em 2010 (US$ 21,2 bilhões). Entre as cinco que mais lucraram em 2010, só a Nestlé não é ligada ao setor de energia.

Para realizar sua avaliação, a "Forbes" faz uma combinação de dados -como faturamento, lucro, ativos e valor de mercado. Além da Petrobras, o Brasil tem três empresas entre as 50 maiores: Bradesco, Banco do Brasil e Vale.

No total, 37 brasileiras estão entre as 2.000 maiores empresas do mundo, quatro a mais que no ano passado: Marfrig, Suzano, Cosan e TAM.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições