PIB confirma diagnóstico feito pelo BC, diz Meirelles

PIB confirma diagnóstico feito pelo BC, diz Meirelles

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:04

Os dados do Produto Interno Bruto (PIB), apresentados hoje, foram comemorados no Banco Central porque indicam desaceleração da economia nos últimos meses. "O crescimento do PIB confirma o diagnóstico do Banco Central de que a economia brasileira se desloca para uma trajetória mais condizente com o equilíbrio de longo prazo", afirmou o presidente do BC, Henrique Meirelles, que está em viagem a Madri e divulgou hoje nota à imprensa. Meirelles se refere à redução do ritmo da economia. No terceiro trimestre, o PIB teve expansão de 0,5% na comparação com os três meses anteriores. Nessa mesma base de comparação, o crescimento havia sido de 1,8% no segundo trimestre e de 2,3% nos três primeiros meses do ano. Portanto, a atividade segue crescendo, mas mais devagar. Para o BC, essa é uma boa notícia porque a economia mais devagar diminui a pressão de alta na inflação. 

Meirelles também destacou que o investimento segue em alta com comportamento "bastante positivo". "Isso indica que o bom momento da economia deve prosseguir ao longo dos próximos trimestres", disse. Novos investimentos aumentam a capacidade de produção das fábricas, o que reduz a chance de aumento de preços por falta de mercadorias na economia.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições