MENU

PIB da Coreia do Sul tem crescimento de 2,9% no 3º trimestre do ano

PIB da Coreia do Sul tem crescimento de 2,9% no 3º trimestre do ano

Atualizado: Segunda-feira, 26 Outubro de 2009 as 12

A economia da Coreia do Sul avançou 2,9% no terceiro trimestre, em comparação com os três meses anteriores, graças à melhoria da demanda doméstica e fortes exportações.

Foi a taxa de expansão mais expressiva de crescimento desde o primeiro trimestre de 2002, quando o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 3,8%. Perante o terceiro trimestre de 2008, a economia registrou ampliação de 0,6%.

O diretor-geral da divisão de estatísticas econômicas do banco central sul-coreano, Kim Myung-kee, destacou que a economia se recuperou muito rápido desde o segundo trimestre e que o crescimento do terceiro trimestre foi puxado pelo setor privado. Nesse ritmo, acrescentou, a economia deve ter crescimento em 2009.

Possibilidade de crescimento

A mesma possibilidade foi respaldada pelo ministro das Finanças do país, Yoon Jeung-hyun. "As condições melhoraram rapidamente que estamos falando de um possível crescimento anual em 2009", comentou.

O Ministério das Finanças manifestou em nota, contudo, que ainda é muito cedo para prever expansão econômica neste ano por causa das incertezas externas. O governo acredita que o PIB da Coreia do Sul deve apresentar contração de 1,5% em 2009 como um todo.

veja também