PIB da Itália cresce um 0,1% no 4º tri

PIB da Itália cresce um 0,1% no 4º tri

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:52

O PIB (Produto Interno Bruto) italiano cresceu 0,1% no quarto trimestre de 2010 em comparação com os três meses imediatamente anteriores, e 1,5% se forem levados em conta os dados do mesmo período de 2009.

Segundo informa nesta sexta-feira o Istat (Instituto Nacional de Estatística da Itália) em comunicado, estes números corrigem parcialmente os dados provisórios do PIB divulgados no dia 15 de fevereiro, que foram de um aumento de 0,1% em termos conjunturais e de 1,3% anualizado no quarto trimestre.

Trata-se de dados corrigidos pelos efeitos do calendário, já que no quarto trimestre de 2010 houve duas jornadas de trabalho a menos que no trimestre precedente e as mesmas que no quarto trimestre de 2009.

Este avanço do PIB italiano no quarto trimestre em comparação com o terceiro mostra um leve arrefecimento da recuperação da economia italiana, pois entre julho e setembro de 2010 o crescimento conjuntural tinha sido de 0,3% e de 0,5% entre abril e junho, e entre janeiro e março, respectivamente.

Além disso, o Istat informou que o PIB aumentou em 2010 1,2% em termos anualizados segundo os dados corrigidos pelos efeitos de calendário, o que representa uma revisão em alta dos dados provisórios publicados em fevereiro que indicavam um avanço de 1,1%.

Durante 2010 houve um dia de trabalho mais que em 2009.

Sem levar em conta os efeitos do calendário, o aumento do PIB em taxa anualizada foi de 1,3% em 2010, como já comunicou o Istat no dia 1º de março.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições