PIB da zona do euro cresce no 3º trimestre

PIB da zona do euro cresce no 3º trimestre

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

O gasto do consumidor, os investimentos do governo e as exportações impulsionaram o crescimento econômico da zona do euro no período entre julho e setembro, mostraram dados preliminares nesta quinta-feira (2), confirmando estimativas anteriores de desaceleração no terceiro trimestre.

A agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, informou que o Produto Interno Bruto (PIB) da área de 16 nações cresceu 0,4% na comparação trimestral, após uma expansão de 1% no segundo trimestre. A estimativa anterior era a mesma.

Contra o terceiro trimestre do ano passado, a economia da zona do euro cresceu 1,9%, após um avanço de % em termos anuais no segundo trimestre.

Segundo a agência, o consumo pessoal contribuiu com 0,1 ponto percentual ao crescimento do PIB, enquanto o gasto do governo e o comércio exterior líquido adicionaram mais 0,1 ponto percentual cada. Após o forte crescimento do investimento e dos estoques no segundo trimestre, sua contribuição ao PIB do terceiro trimestre foi zero.

Preços ao produtor

O índice de preços ao produtor industrial avançou 0,4% na zona do euro em outubro, na comparação com o mês anterior. Na União Europeia, o indicador apresentou elevação de 0,5% na mesma base de comparação.

No confronto com outubro do ano passado, os preços expandiram-se em 4,4% na região da moeda comum e 6,5% no bloco europeu, informou ainda, nesta quinta, a Eurostat.

Entre setembro e outubro, os preços do setor de energia cresceram 0,2% na zona do euro e 1,4% entre os países que compõem a União Europeia. Bens duráveis avançaram 0,2% e 0,1%, respectivamente.

Entre os membros do bloco europeu, a inflação chamou atenção na França e Holanda (alta de 0,8%), seguidos de Dinamarca, Espanha e Suécia (0,6%). As maiores quedas foram registradas na Irlanda (-0,8%) e na Letônia (-0,6%).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições