PIB do Japão cai 0,3% no segundo trimestre

PIB do Japão cai 0,3% no segundo trimestre

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:31

A economia japonesa registrou contração pelo terceiro trimestre consecutivo, segundo informou nesta segunda-feira (15) o governo do país. O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão caiu 0,3% no segundo trimestre deste ano, de abril a junho.

Já a contração a ritmo anualizado do PIB do Japão, que mede o valor de todos os bens e serviços produzidos internamente, sofreu contração de 1,3%. Os gastos do consumidor e da produção das fábricas seguiu sofrendo as consequências do terremoto e do tsunami que atingiram o país em março deste ano.

Apesar da recessão, os números são melhores do que o esperado. A expectativa de analistas era de que a contração para esse trimestre fosse de 0,7% e de 2,6% a ritmo anualizado, segundo uma pesquisa realizada pela agência local "Kyodo".

A maior queda neste trimestre foi registrada nas exportações, que diminuíram 4,9% de abril a junho, em relação aos três primeiros meses do ano. A queda também prejudicou o consumo privado, que representa 60% da economia japonesa e, entre abril e junho, diminuiu 0,1% em comparação com o período que vai de janeiro a março, no qual se registrou queda de 0,6%.

Já os investimentos privados de não residentes aumentaram 0,2%, enquanto o investimento público cresceu 3%.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições