PIB dos EUA cresce 3,5%, e mairo economia do mundo sai da recessão

PIB dos EUA cresce 3,5%, e mairo economia do mundo sai da recessão

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Depois de quatro trimestres consecutivos de queda, a economia dos Estados Unidos voltou a crescer no terceiro trimestre deste ano. Segundo dados do Departamento do Comércio, a alta foi de 3,5% frente ao trimestre anterior, em termos anualizados. No segundo trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) registrara queda de 0,7%.

Com o crescimento do PIB no terceiro trimestre, os EUA põe, extraoficialmente, um fim à pior recessão do país em 70 anos. A palavra oficial sobre início e fim das recessão cabe ao Escritório Nacional de Pesquisa Econômica (NBER, na sigla em inglês), que declarou o começo da recessão em dezembro de 2007. O grupo privado ainda precisa anunciar a data do término da recessão.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2008, no entanto, o PIB continuou a trajetória descendente, caindo 2,3%, no quarto trimestre consecutivo de queda. Os dados divulgados nesta quinta são prévias e passarão por duas revisões, a primeira delas no próximo dia 24 de novembro.

Segundo o comunicado oficial, a alta no PIB reflete, principalmente, o crescimento do consumo pessoal (3,4%), das exportações (14,7%), dos investimentos das empresas e dos gastos do governo (2,3%). Por outro lado, as importações, que pesam negativamente, também cresceram (16,4%).

O setor de veículos foi destaque, acrescentando 1,66 ponto percentual ao resultado do PIB do terceiro trimestre. Já as vendas finais de computadores ?retiraram? 0,11 ponto dessa conta.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições