PIB espanhol registrou queda de 0,3%, segundo INE

Dados definitivos confirmam Espanha em recessão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

A Espanha entrou oficialmente em recessão após sua economia registrar queda de 0,3% entre janeiro e março de 2012 e somar dois trimestres consecutivos de contração, segundo números definitivos publicados nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).


A contração de 2,6% do investimento e de 0,9% das exportações, unida à estagnação do consumo e aos cortes nos gastos públicos, provocou o encolhimento da economia no período, explicou o INE.


Em bases anuais, o Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha teve retração de 0,4%. No quarto trimestre do ano passado, o PIB havia caído 0,3% na base trimestral, mas crescera 0,3% na base anual.


Em 30 de abril o INE já adiantara que a economia espanhola havia entrado em recessão, dado confirmado nesta quinta.


As medidas de austeridade do governo amorteceram o crescimento, com a despesa das administrações públicas em contração de 5,2% ao ano, em comparação com uma taxa anual de 3,6% no quarto trimestre.


Já as exportações, que têm sido um ponto brilhante na conturbada economia espanhola durante a crise econômica, cresceram no ritmo mais lento em pelo menos dois anos, para 2,2% ao ano no primeiro trimestre. As importações também diminuíram ainda mais, em queda de 7,2% ao ano no trimestre.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições