Plantões durante final de semana: você tem dúvidas sobre o assunto?

Plantões durante final de semana: você tem dúvidas sobre o assunto?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Você já teve de cumprir plantão durante o final de semana? Se não, certamente conhece alguém que teve de passar sábados e domingos trabalhando. Mas será que a prática é legal?

A jornada de trabalho prevista pela CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) é de 44 horas semanais. Dependendo do setor que a empresa atua ou da atividade desenvolvida pelo profissional, pode haver redução na jornada, mas nunca deve-se ultrapassar este limite.

Existem setores que trabalham durante os finais de semana e, nestes casos, a companhia deve funcionar por meio de escala dos funcionários, respeitando as 44 horas exigidas pela lei.

Hora extra e folga

Segundo a coordenadora da Área Trabalhista do escritório Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados, Beatriz Aparecida Trindade Leite Miranda, as horas que ultrapassarem a jornada determinada por lei devem ser pagas como hora extra.

O valor pago por hora extra de segunda a sábado é de 50% da hora paga ao trabalhador e, de domingos e feriados, é de 100%. Se você quer saber quanto custa sua hora de trabalho, basta dividir o seu salário pelas horas trabalhadas.

A hora extra também pode seguir o acordo coletivo do sindicato da categoria. ''Tudo depende de cada setor, não existe um padrão fixo para todas as áreas'', explicou a advogada.

Quando o funcionário trabalha por escala e desenvolve a atividade no final de semana, ele tem direito a uma folga compensatória durante a semana.

Trabalho excepcional

O plantão também pode ocorrer ''se houver necessidade imperiosa, em que o funcionário precise trabalhar em uma situação excepcional'', afirmou o advogado trabalhista do escritório Leite, Tosto e Barros Advogados Associados, Arthur Cahen.

Neste caso, as horas também serão recompensadas ou compensadas.

É importante, na relação entre empregador e colaborador, que desde o início da contratação se esclareça as nornas da empresa, inclusive se existe plantão durante os finais de semana. Desta maneira, não existirão dúvidas para ambas as partes.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições