Por que as empresas precisam usar o Twitter?

Por que as empresas precisam usar o Twitter?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

O Twitter veio pra ficar. Conquistou internautas, artistas, jornalistas, intelectuais, chefes de Estado e, mais recentemente, tem chamado a atenção das empresas. De olho nos benefícios e possibilidades desta ferramenta de comunicação, gigantes como Dell, Ford, Samsung, Starbucks e Kodak aderiram ao Twitter, utilizado principalmente para a divulgação de seus produtos, promoções e novos lançamentos.

No Brasil, as empresas também começam a atentar para sua importância. Já existem livros, como o lançado recentemente pela Talk, com orientações sobre como tirar o melhor proveito do Twitter. O guia “Tudo o que você precisa saber sobre Twitter (você já aprendeu em uma mesa de bar)”  é dividido em capítulos fáceis de ler e atende tanto ao usuário que não conhece nada da ferramenta, quanto àquele que já tem um bom conhecimento de como ela funciona.

No caso das empresas, elas estão se conscientizando das boas oportunidades de negócios e da interatividade que elas podem ter com os seus clientes através do Twitter. Um bom exemplo é o de uma padaria do Rio de Janeiro, que usa o microblog para comunicar que está saindo uma nova fornada de pães quentinhos. Outro é o da companhia aérea americana JetBlue, que faz do Twitter uma espécie de Serviço de Atendimento ao Consumidor, dando ao cliente uma alternativa simples e eficiente de entrar em contato com a empresa. A rede americana Wal-Mart criou em seus supermercados no Brasil uma conta no Twitter específica para os consumidores, como parte de sua estratégia de vendas on-line.

5 dicas sobre Twitter para as empresas

Fora algumas iniciativas isoladas, poucos empresários brasileiros se deram conta do poder de alcance dessa rede. Se a sua empresa deseja aumentar a presença na Web via Twitter, aí vão as dicas  mais importantes para utilizar essa ferramenta.

Estabelecer conexão com cliente s - dar vazão aos entusiastas, promover relacionamento, discutir tópicos relacionados à área de atuação e conversar com pessoas que por algum motivo não conhecem ou não deixam comentários no blog da empresa. Escutar - saber receber elogios e críticas, acompanhar a conversa sobre assuntos de interesse da empresa de uma maneira que não é possível por outros veículos, fazer perguntas, estar onde a conversa está e não esperar o cliente entrar em contato, aproveitar a força do testemunho espontâneo, utilizar esse material para produzir relatórios periódicos. Humanizar a empresa - mostrar que existem pessoas de verdade que se preocupam com seus clientes, favorecer a participação e o interesse de funcionários e ex-funcionários que acompanham a atuação da empresa pelo Twitter, ser capaz de falar sobre coisas ruins, promover a transparência. Informar - o Twitter se torna uma extensão do blog para compartilhar novidades, educar o consumidor em relação a informações erradas, responder na hora tirando proveito da possibilidade de falar em tempo real. Promoções - atrair clientes ativos na rede organizando eventos presenciais, distribuindo brindes. No caso de empresas de entretenimento, é possível realizar encontros com fãs, distribuir fotos exclusivas e tuitar ao vivo de eventos. A dica geral é: não sobrecarregue a sua audiência e seja honesto, acessível, rápido e divertido.

Postado por: Felipe Pinheiro

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