Portugal e UE mantêm discussões sobre plano de resgate

Portugal e UE mantêm discussões sobre plano de resgate

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:45

O porta-voz da Comissão Europeia para os temas econômicos, Amadeu Altafaj, afirmou nesta terça-feira que as discussões sobre o plano de ajuda financeira a Portugal ainda prosseguem.

Versões do plano de resgate devem ser apresentadas nesta quarta-feira. "Esperamos uma conclusão em breve e chegar a um acordo satisfatório o mais rápido possível", completou Altafaj, que destacou a importância de obter a aprovação dos partidos políticos.

Com o pedido de ajuda financeira de Portugal, uma missão internacional integrada por membros da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu (BCE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) está em Lisboa para negociar o plano de resgate que pode alcançar a quantia de 80 bilhões de euros.

A chamada crise da dívida europeia, que atingiu também Portugal, foi uma consequência da crise econômica de 2008. Para proteger a economia, os governos aumentaram suas despesas.

Aqueles que já tinham gastos públicos elevados viram a dívida estourar, junto com as taxas de juros. Essa bola de neve levou os países periféricos a atingir deficits públicos recordes, perdendo a capacidade de pagar a dívida.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições