Prazo para melhorar o leite no país é estendido

Prazo para melhorar o leite no país é estendido

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:36

Produtores de leite do Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão mais seis meses para se adaptar às novas regras de qualidade do produto, que começariam a valer hoje.

As exigências devem passar a vigorar a partir de primeiro de janeiro de 2012.

O Ministério da Agricultura determinou um novo limite de bactérias toleradas no leite e estabeleceu critérios mais rigorosos também na refrigeração e no transporte.

A norma exige redução de 87% na contagem total de bactérias e de 50% na contagem de células somáticas [revela doenças, teor de gordura e uso de produtos químicos] presentes em cada mililitro. As exigências têm o objetivo de regular a higiene de onde o animal é ordenhado.

Esses critérios farão que o Brasil atenda a padrões internacionais de qualidade.

Caso a legislação fosse adotada, muitos produtores não atenderiam à mudança e seriam excluídos do mercado. A norma foi assinada em 2002 e o prazo de adaptação terminaria agora. Produtores de Nordeste e Norte terão um ano a mais para se adaptar.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições