Preço ao consumidor em SP desacelera pelo 2º mês, diz Fipe

Preço ao consumidor em SP desacelera pelo 2º mês, diz Fipe

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:49

A inflação ao consumidor na cidade de São Paulo perdeu força pelo segundo mês consecutivo em março ao desacelerar para 0,35%, ante alta de 0,60% em janeiro. Os dados do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) no município foram divulgados nesta segunda-feira pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

No acumulado dos últimos 12 meses, a variação foi de 6,06% (abril de 2010 até março deste ano).

A expectativa do mercado era que o indicador desacelerasse devido a sazonalidade e despesas extras concentradas em janeiro, como os reajustes de mensalidade escolar e de tarifas de transportes públicos. O consenso era de que o índice ficasse em torno de 0,43%

A maior alta registrada pelo consumidor foi a do grupo de transportes, 1,04%. No entanto, o grupo apresentou desaceleração em relação a fevereiro quando a variação foi de 1,16%. O grupo saúde registrou alta de 0,60%, mas arrefeceu em relação ao mês anterior (0,72%).

Os grupos alimentação e vestuário apresentaram aceleração. O primeiro passou de -0,17% em fevereiro para 0,09% em março, enquanto o segundo passou de -0,03 para 0,02% no mesmo período.

Educação teve alta de 0,13% ante variação de 0,32% no mês anterior. Também desaceleraram os grupos despesas pessoais (de 1,24% em fevereiro para 0,20% em março) e habitação (de 0,72% para 0,27%).

O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda até 20 salários mínimos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições