Preço do computador é motivo que menos impede acesso à internet no Brasil

Preço do computador é motivo que menos impede acesso à internet no Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

O preço elevado do computador é um problema alegado por apenas 1,7% dos brasileiros que não acessaram a internet em 2008.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 104,7 milhões de pessoas no Brasil não acessaram a internet nos três meses anteriores à Pnad (Pesquisa por Amostragem de Domicílio), realizada em 2008. O número de pessoas sem acesso à internet representou 65,2% da população brasileira.

A falta de acesso ao computador diminuiu em relação à Pnad 2005, quando 37,2% alegavam ser esse o motivo para não navegar na internet. Caiu também a quantidade de pessoas que atribuem ao custo elevado do computador (9,1% em 2005 para 1,7% em 2008).

Não saber usar

Em contrapartida, subiu de 20,9% para 32,8% a quantidade de brasileiros dizendo que não achavam necessário ou não queriam acessar a internet. Não saber utilizar a internet era o motivo de 20,6% da população em 2005 e, em 2008, era de 31,6%.

A Pnad confirma a pesquisa do Ipsos divulgada pela Fecomércio-RJ, que apontava que a redução nos preços dos computadores, com isenções fiscais como a Lei do Bem, vinha aumentando o acesso da população a computadores.

Porém, esse novo consumidor ainda estava se adaptando - muitos deles (57%) afirmavam não saber usar o computador.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições