Preço do petróleo cai diante de perspectiva de fim do conflito líbio

Preço do petróleo cai diante de perspectiva de fim do conflito líbio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:30

O preço do petróleo caiu nesta segunda-feira (22) ao redor de 3% perante a perspectiva de que o conflito travado há meses entre as forças do coronel Muammar Kadhafi e os rebeldes na Líbia esteja muito perto de seu final.

O barril de petróleo Brent, petróleo de referência na Europa, cotava a US$ 105,41, após ter caído 2,95% desde o fechamento do pregão anterior, quando custava US$ 108,62.

Segundo os analistas, o custo do barril tendeu nesta manhã à queda de forma notável por causa da esperança de um final para o conflito na Líbia, onde os rebeldes ao regime do líder Muammar Kadhafi tomaram quase a totalidade de Trípoli, o que representaria a restauração das provisões de petróleo do país norte-africano e um aumento na provisão global.

Quando a tensão na Líbia se transformou no começo do ano em confronto aberto entre os manifestantes da oposição e o regime de Kadhafi, os preços do petróleo dispararam.

A crise na Líbia provocou então severas restrições das provisões nesse país, membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) que tem as maiores reservas de petróleo da África e duodécimo exportador mundial.                    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições