Preços ao consumidor caem em fevereiro no Japão

Preços ao consumidor caem em fevereiro no Japão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:50

O índice de preços ao consumidor do Japão caiu 0,3% em fevereiro, em relação ao mesmo mês do ano passado, informou nesta sexta-feira (25) o governo. Trata-se do 24º mês consecutivo que o país registra deflação na comparação anual. Em janeiro, o índice havia recuado 0,2% em relação a janeiro do ano passado.

O resultado de fevereiro ficou em linha com a mediana das previsões dos economistas. Analistas dizem ainda ser incerto como o terremoto e o tsunami que atingiram o norte do país no dia 11 de março irão afetar os preços.

A decisão do Banco do Japão (banco central do país) de injetar dinheiro na economia após o desastre, junto aos eventuais gastos com a reconstrução, deve alimentar uma alta nos preços. Mas os gastos com consumo, por outro lado, devem cair, já que os consumidores devem reduzir as despesas com itens não essenciais. A contaminação por radiação também deve prejudicar o sentimento dos consumidores.

O núcleo do CPI para a região metropolitana de Tóquio, um indicador antecedente das tendências nacionais de preços, caiu 0,3% em março, mostraram dados do governo, abaixo da queda de 0,4% esperada pelos economistas. Em fevereiro, o índice cedeu 0,4%.

O Banco do Japão informou ainda que o Índice de Preços dos Serviços Corporativos, que avalia o custo dos serviços no atacado, caiu 1% em fevereiro ante o mesmo mês do ano passado. As informações são da Dow Jones.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições