Preços ao consumidor sobem 0,4% em abril nos EUA

Preços ao consumidor sobem 0,4% em abril nos EUA

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

WASHINGTON - O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,4% em abril, na comparação com março, informou hoje o Departamento do Trabalho. O núcleo do CPI - que exclui os preços de energia e alimentos - aumentou 0,2% no mesmo período. Os resultados ficaram em linha com as estimativas dos economistas. Em março, o CPI havia crescido 0,5% e o núcleo do indicador havia avançado 0,1%.

Em comparação com abril do ano passado, o CPI subiu 3,2% no mês passado, enquanto o núcleo aumentou 1,3% - índice que está dentro da zona de conforto do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), que observa atentamente o núcleo do CPI para monitorar a inflação no país.

Os preços da gasolina contribuíram para quase metade da inflação nos EUA em abril. O índice da gasolina subiu 3,3% em relação a março e 33,1% ante abril do ano passado. Os preços de energia tiveram alta mensal de 2,2%, no décimo mês seguido de aumento. Os alimentos registraram avanço de 0,4% nos preços em abril, depois da alta de 0,8% em março.

Os ganhos semanais médios caíram 0,3% em abril ante março. Desde que atingiram um pico em outubro do ano passado, os ganhos semanais ajustados pela inflação recuaram 1,7%. Os custos trabalhistas correspondem a uma grande parte das despesas e a queda é um sinal de que a pressão dos salários continua baixa, impondo poucas ameaças à inflação. As informações são da Dow Jones.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições