Preços ao consumidor sobem 0,5% em abril na Itália

Preços ao consumidor sobem 0,5% em abril na Itália

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

ROMA - O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Itália subiu 0,5% em abril, na comparação com março, e avançou 2,6% em abril ante o mesmo mês do ano passado, confirmando os dados preliminares da agência nacional de estatísticas, a Istat. O avanço anual foi o maior desde novembro de 2008.

O CPI harmonizado - que é a referência usada pelo Banco Central Europeu (BCE) - subiu 2,9% no ano e 1,0% no mês em abril. O dado harmonizado foi revisado em baixa ante o cálculo inicial de 3,0% no ano e 1,1% no mês. Já o núcleo da inflação de abril - que exclui itens voláteis como energia e alimentos frescos - teve alta de 1,8% em comparação com o mesmo mês do ano passado, após avanço de 1,7% em março.

O déficit comercial da Itália, por sua vez, se ampliou para 3,94 bilhões de euros (US$ 5,55 bilhões) em março, em dado não ajustado, em comparação com 1,69 bilhão de euros no mesmo mês do ano passado, informou a Istat. O país não registra superávit comercial desde julho de 2009.

O resultado de março foi puxado por um déficit de 5,37 bilhões de euros no setor de energia. Em termos ajustados, o déficit comercial italiano somou 4,19 bilhões de euros, ante 2,08 bilhões de euros em março de 2010. As informações são da Dow Jones.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições