Pressão social faz brasileiro economizar energia

Pressão social faz brasileiro economizar energia

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

Já se vão quinze anos desde a criação, no Brasil, do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, o Procel , selo que dá garantia de que um produto gasta menos energia do que outros semelhantes. No entanto, apenas 31% do brasileiros sabem da existência deste ou de outros programas de eficiência energética (como o Ence , do Inmetro) em vigor no país. Essa é uma das conclusões de um estudo realizado pela empresa de consultoria global Accenture, com 9.108 pessoas em 17 países. Segundo a pesquisa, a pressão social é um dos fatores que mais impulsionam os brasileiros a adotarem hábitos conscientes: 82% disseram se sentir pressionados por amigos, familiares e colegas de trabalho a reduzir o consumo de energia. No entanto, ainda falta informação sobre como agir. De acordo com o estudo, 28% disseram desconhecer se as prestadoras de serviços de luz oferecem alguma ajuda ou programa de incentivo.

Quando o foco foi o "bolso" do entrevistado, a maioria (82%) revelou que utilizaria programas de gerenciamento de energia em suas residências se tivessem desconto na conta de luz.

Veja outros destaques do estudo sobre os consumidores brasileiros:

 - 27% não acreditam que a consumo de energia tem influência no impacto ambiental.

 - 66% disseram que sabem como otimizar o consumo de energia.

 - 32% acreditam que as empresas de fornecimento de energia são o principal canal para a informação de ações para redução do custo de energia.

 - 78% defendem que o meio mais seguro são ONG&

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições