MENU

Prévia do PIB cai 0,23% em fevereiro

Prévia do PIB cai 0,23% em fevereiro

Atualizado: Segunda-feira, 16 Abril de 2012 as 9:14

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de sinalizador do comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, caiu 0,23% em fevereiro ante janeiro, informou o BC nesta segunda-feira.

Economistas ouvidos pela Reuters previam queda de 0,20% no indicador.

Foi o segundo mês seguido de queda do indicador, sendo que em janeiro, quando comparado com dezembro, houve retração de 0,18% na economia brasileira. No acumulado em 12 meses, o IBC-Br mostra expansão de 2,05%.

O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia -serviços, indústria e agropecuária.

O objetivo do governo neste ano é o de garantir crescimento da economia na casa de 4%, apesar de o próprio BC calcular uma expansão de 3,5% no Produto Interno Bruto.

Para tanto, o governo vem anunciando medidas para acelerar a atividade e estimular o consumo. As mais recentes aconteceram no início de abril, num pacote de pouco mais de R$60 bilhões entre desonerações e nova injeção de capital no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Nesta quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne novamente para definir a nova Selic, hoje em 9,75% ao ano. A expectativa é de que ela seja reduzida em 0,75 ponto percentual e, se confirmado, será o sexto movimento de baixa seguido desde agosto passado, quando a autoridade monetária iniciou o ciclo de afrouxamento monetário.

veja também